sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Comentário sobre arte de Instalação e Intervenção - Mirella Santiago


  Os artistas plásticos procuraram,cada vez mais, maneiras diferentes para expor suas idéias de um jeito que chamasse a atenção do público.Eles não queriam mais o espaço restrito da tela, nem a obra como produto eterno, nem um trabalho individual e solitário.Então, apareceram duas novas formas de expressão artística: a Intervenção e a Instalação. Em vários casos, os artistas buscam conscientizar as pessoas sobre questões ambientais e outros problemas sociais.















  












  A Intervenção é um trabalho artístico que geralmente ocupa espaços exteriores de grandes dimensões e interfere na paisagem urbana ou natural onde é montada.Ela faz grandes alterações em um determinado espaço, sendo possível ser observada por um grande número de pessoas simultâneas.A ideia era interferir na paisagem urbana ou natural, colocar a arte em um espaço onde nunca esteve antes e chamar a atenção do público.


A Instalação é montada em um ambiente interno e apresenta apelos variados para seduzir o público a participar da obra.O artista quer fazer com que o público interaja com a obra.A instalação apresenta diferentes estímulos para despertar os outros sentidos: olfato, paladar, tato e audição.



    Eu considero esses dois meios artísticos muito interessantes, pois além de exibirem obras extravagantes muito belas de se ver, esses dois movimentos da arte proporcionam o contato da população com a arte no meio público. Esses meios também, especialmente a intervenção, chamam a atenção do povo para problemas naturais,sociais e até mesmo econômicos.Por exemplo, a lata de lixo com olhos, que alertam o povo de que lugar de lixo é no lixo.
   Acho muito o nobre o ato desses artistas que fazem a arte para uma forma de protesto sócio-ambiental, suas obras são muito bonitas, mas essa beleza não oculta o significado contido nessas diferentes formas de arte. 
   Bom, é isso pessoal, valorizem a arte de Intervenção e Instalação e quem sabe você possa se tornar um artista desse movimento, ajudando mais ainda esses movimentos.

                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário