terça-feira, 11 de novembro de 2014

Comentário sobre o livro CIDADE DE VIDRO - Caroline Laura

  


   Cidade de Vidro é o terceiro livro da série Os Instrumentos Mortais, uma série de fantasia urbana para jovens e adultos escrito por Cassandra Clare.
 
   Para salvar a vida de sua mãe, Clary deve viajar até a Cidade de Vidro, lar ancestral dos Caçadores de Sombras — podemos pular a regra de que diz que entrar em Alicante sem permissão é contra a lei e ir contra a lei pode significar a morte? E também que chegar lá, criando um Portal sozinha, só mostra o quanto os poderes de Clary são sofisticados e como isso é perigoso? Para complicar ainda mais, quando chega à cidade, ela logo descobre que Jace não a quer por perto (o que não se aplica a outras meninas...) e Simon, que nem queria estar ali, está sendo investigado por ser um vampiro que pode suportar a luz do sol.
   Nem o fora de Jace nem estar quebrando as regras irão afastar Clary de seu objetivo: encontrar Ragnor Fell, o feiticeiro que pode ajudá-la a curar a mãe. Para localizar o bruxo, Clary contará com um misterioso aliado, Sebastian, um Caçador de Sombras (quase) irresistível. À medida que se aproxima de respostas, Clary conhece mais sobre seu passado — e consequentemente sobre o passado de seu irmão...
   A Clave está reunida. Todos sabem que Valentim, fortalecido como nunca, está convocando um exército para exterminar os Caçadores de Sombras e conseguir os Instrumentos Mortais. Aparentemente, a única chance de sobrevivência é unir forças: Caçadores e integrantes do Submundo. É possível esquecer as diferenças e o preconceito de séculos para lutar lado a lado? E Clary, dividida pelo que sente por Jace, conseguirá se armar de seus novos poderes para salvar a Cidade de Vidro — custe o que custar? Jace já se decidiu: vai arriscar tudo por ela.
 
 
   Eu achei que Cidade de Vidro foi o melhor livro da série Os Instrumentos Mortais por causa:
- da guerra entre o Valentim e os Caçadores de Sombras aliados pela primeira vez dos seres do Submundo;
- é a primeira vez em que Jonathan aparece na série, sim, ele é o verdadeiro filho do Valentim;
- Jace FINALMENTE descobre quem é o seu pai verdadeiro (Stephen Herondale), ou seja, ele não é o filho do Valentim e nem o irmão da Clary;
- o Magnus consegue o Livro Branco onde tem o feitiço para tirar a mãe da Clary, Jocelyn, do estado de coma em que ela estava desde o primeiro livro da série;
- Luke FINALMENTE se declara para Jocelyn (agora que ela está acordada);
- Alec FINALMENTE consegue ter coragem de falar para os seus pais que gosta do Magnus;
- e o Jace descobre o passado sombrio do Valentim e do Jonathan através do Anjo que estava no porão da mansão Fairchild.
  O Valentim é o vilão da série. Ele é preconceituoso, malvado, orgulhoso, até injetou sangue de demônio em sua mulher ainda grávida para que seu filho, Jonathan (conhecido também como Sebastian), nascesse com sentidos mais aguçados, mais forte e destemido. Mas eu não considero Valentim um monstro, tenho pena dele. Ele é um cara mal compreendido pelos outros Caçadores de Sombras, eu acho que ele não tem amor próprio. Bem no fundo dos sentimentos dele, ele não quer a destruição, e sim a construção de um mundo melhor, sem seres do Submundo.
  Outra coisa que eu acho muito importante comentar sobre esse livro é o fato de que o Jonathan, sendo cruel e insensível por ter sangue de demônio, obedece Valentim, e o ama de verdade, mesmo que ele tenha sido um pai horrível, severo e que sente desgosto de seu próprio filho por ter feito o que fez a ele. Essa demonstração de respeito ao pai, que o transformou em um desgraçado (no sentido de não ter graça divina), me permite observar que é complicado tentar compreender os sentimentos. O amor de Jonathan por seu pai é puro, sem ressentimentos. Então, para o Jonathan, amar é também perdoar? Não sei, não se escolhe amar, o amor toma conta da alma daquele ser descuidado e o faz se importar.
 

2 comentários: