quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Livro sobre O MENINO DO PIJAMA LISTRADO-       Vinícius de Souza Teixeira

                                                  
     O Menino do Pijama Listrado foi escrito por John Boyne em 2007. O autor diz que escreveu a primeira versão da obra em dois dias e meio.  A partir de março de 2010, o livro vendeu mais de cinco milhões de exemplares ao redor do mundo. Em 2008 foi o livro mais vendido do ano na Espanha. Também chegou a número dois na lista de best sellers do New York Times, nos Estados Unidos, assim como no Reino Unido, Irlanda e Austrália.

      Bruno é um típico garoto de nove anos, que quer apenas brincar e tem questionamentos sobre por que umas regras valem apenas para as crianças e não para os adultos. Mesmo com o posto de comandante de seu pai numa Alemanha no meio da Segunda Guerra Mundial, ele está alheio a praticamente tudo o que está realmente acontecendo no mundo. Sua ingenuidade chegou a me irritar algumas vezes, mas aí eu me lembrava que ele era apenas um menino e que foi ensinado a viver daquela forma.

      Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz ideia que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e a mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e para além dela centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com frio na barriga. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. O menino do pijama listrado é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.

      É um livro tocante e uma leitura rápida. Não é uma história falando com detalhes sobre o Holocausto, apenas a história da amizade desses dois meninos que vieram de mundos completamente diferentes.

      Para mim o filme foi bom porque ele mostra o sofrimento dos judeus durante a segunda guerra mundial e que não importa a raça nem a religião, a amizade verdadeira vence tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário