sexta-feira, 14 de novembro de 2014

                                    God's Not Dead   (filme)                       



God's Not Dead (no Brasil: Deus Não Está Morto) é um filme de drama cristão de 2014, dirigido por Harold Cronk e estrelado por Kevin SorboShane Harper, David A. R. White e Dean Cain. O filme foi lançado nos cinemas norte-americanos em 21 de março de 2014, pela Pure Flix Entertainment e 21 de agosto de 2014 nos circuitos brasileiros, neste sob distribuição de Graça Filmes.                                                                                        
                                                                                                                                  
"A inspiração para a criação do filme remota há alguns anos atrás. Eu estava em uma reunião no Fórum Pinnacle e    Alan Sears da Alliance Defending Freedom, estava falando sobre um jovem que foi convidado a fazer algumas coisas contra a sua fé e ficou em apuros por não fazê-las. Essa história deixou meu queixo no chão e me fez pensar sobre quantos alunos vão para a faculdade, como cristão e como poucos continuam cristãos depois que termina seus quatro anos. Foi essa história que me inspirou para definir o filme em um campus universitário."                                                                                                            — Russell Wolfe (CEO da Pure Flix)                                                              

Josh Wheaton (Shane Harper), um jovem cristão, se matricula em uma universidade que possui aulas de filosofia administrada pelo professor Jeffrey Radisson (Kevin Sorbo), um ateu, que exige que seus alunos assinem uma declaração de que "Deus está morto" para obter uma nota de aprovação. Josh é o único aluno da classe que se recusa a assinar e depois é forçado por Radisson à debater o assunto para — que conjunto da classe —, decidir quem ganha.
O professor dá a Josh vinte minutos no final de três seminários para argumentar que Deus existe. Nos dois primeiros debates, Radisson tem contra-argumentos para todos os pontos de Josh. Kara, a namorada de Josh (Cassidy Gifford), termina com ele, temendo o seu futuro acadêmico, por causa do professor. Em última instância, tudo se resume ao terceiro e último debate entre aluno e professor, onde mais uma vez tem pontos coniventes. Josh então interrompe sua linha de raciocínio para fazer uma pergunta ao Radisson: "Por que você odeia Deus?". De imediato, Radisson não respondeu. A pergunta foi refeita, e então o professor explode de raiva, afirmando que ele odeia Deus pela morte de sua mãe, que o deixou sozinho, apesar de suas orações. Josh então casualmente pergunta "como ele odeia alguém que não existe". No final, Martin (Paul Kow), um estudante de moeda estrangeira, cujo pai o incentivou a não se converter ao cristianismo, se levanta e diz "Deus não está morto". Quase toda a classe segue o exemplo de Martin, e Radisson deixa a sala derrotado.
Fora do contexto dos debates, uma série de subtramas periféricos relacionados se desenvolve. Josh, além de debater com seu professor nas aulas, tenta converter ao cristianismo seus colegas. É contado a história também de uma estudante muçulmana chamada Ayisha (Hadeel Sittu), que se converte, porém é deserdada por seu pai quando ele descobre por causa de seu irmão. E assim, Josh tem ainda a missão de conseguir converter seu professor de filosofia.
                                                                                                                                  
                                                       MEU COMENTÁRIO:                                                
"Deus não está morto" é um filme para se refletir. Refletir sobre o que? Refletir sobre Deus, sobre sua existência, sim. Mas principalmente para vermos que nossa fé não deve ser mudada,  diminuída, afetada (...) por outras pessoas que acham que conhecem tudo sobre Deus. Devemos crer de nosso modo, lutando para que essa fé apenas cresça. 


Se alguém falar algo que não sabíamos sobre Deus, ou com a qual não concordamos, não devemos simplesmente aceitar e mudar nosso conceito. Devemos rebater, argumentar, comprovar. Devemos acrescentar à fé daquela pessoa, e jamais desistir de Deus, que por nós tudo é capaz. 
Sem dúvidas de que Deus não está morto, a ideia principal do filme, ao meu ponto de vista, foi escrita acima. 
                                                         Aluna: Ana Beatriz                                                      









Um comentário: